O Autêntico Pilates

Método e aprendizagem

341

Romana Kryzanowska, discípula de Joseph Pilates propagou seu método para as gerações futuras

Em breve ocorrerá o maior evento mundial do Autêntico Pilates – o Authentic Pilates International Convention Experience –, ele será realizado em São Paulo nos dias 25, 26 e 27 de Maio.

Com este evento, os organizadores e participantes poderão homenagear e evidenciar a trajetória de Romana Kryzanowska e a herança deixada por ela, que foi discípula de Joseph Pilates.

Quem é Romana Kryzanowskaa

Romana Kryzanowskaa é considerada o maior nome do Autêntico Pilates. Ela foi discípula de Joseph Pilates e se tornou responsável por estruturar e propagar a sua metodologia. Ela além de dedicar mais de 67 anos de sua vida em manter o legado de Joseph Pilates, também criou a autêntica metodologia de condicionamento físico e mental há mais de 100 anos, a Contrologia.

Inelia Garcia, Diretora da rede The Pilates Studio® Brasil nomeada Teacher of Teachers do Autêntico Método Pilates, e a Master Teacher Romana Kryzanowska – Foto: Divulgação/FACES

O encontro

Inelia Garcia, graduada em Educação Física pela Universidade do Chile, pós-graduada em Ginástica de Manutenção e Atividade Física, Saúde e Envelhecimento e Diretora Técnica da rede The Pilates Studio, nos conta que em Janeiro de 1994, conheceu Romana em Nova York e que foi um momento especial em sua vida. “Romana havia sonhado com a minha pessoa sem nunca ter me visto antes. Quando nos vimos pela primeira vez, foi uma conexão imediata de discípula a mestra.”, disse Inelia.

A continuidade

Inelia segue os processos de certificação e na metade do processo, Romana a teria comissionado: “Você será a pessoa que irá iniciar o Pilates no Brasil”, conta Inelia. Sem entender o real significado disto, Inelia diz que sorriu e concordou. “E este foi um divisor de águas em minha vida entre o que eu fazia até então e o que eu teria que fazer a partir dali. Mas senti segurança em minha mestra e tive a certeza de que era eu que tinha que cumprir esse papel.” , nos conta Inelia.

Inelia diz que Romana já tinha em sua cabeça como seria esse início do Pilates no Brasil. A sua programação compreendia em quatro etapas:

1ª etapa:Divulgação sobre o que era o método Pilates.

Como nessa época não se falava sobre a metodologia por aqui, tampouco ela era conhecida como nos dias de hoje, Inelia foi incumbida de trazer essas informações. Inelia já era muito conhecida nas áreas de fitness e de dança, no meio universitário e isso fez se tornar mais fácil para ela. Começou com palestras, workouts e workshops do Autêntico Pilates e imediatamente as pessoas começaram a ficar curiosas, interessadas e encantadas por essa nova modalidade física. Primeira fase cumprida!

2ª etapa:Captação dos profissionais interessados e que quisessem começar a formação.

Para isso foi preciso a vinda de Romana para o Brasil em 1997 para iniciar oficialmente a metodologia em terras tupiniquins. “O Brasil teve a honra e o privilégio de receber a máxima autoridade do mundo em Pilates para iniciar e inaugurar a primeira escola de formação da América Latina.”, disse Inelia. Por 10 anos, Romana esteve no Brasil ministrando módulos e provas para acompanhar de perto o funcionamento dos studios, equipamentos e aplicação do método. Neste processo, Romana teve por muitas vezes a companhia de sua filha, Sari Mejia.

3ª etapa:Estruturação dos Studios.

Desde 1997 Romana, pessoalmente já orientava, guiava e dava as bases de como deveria ser a terceira parte desse processo. A criação de um studio da Contrologia com as definições sobre como seria a estrutura do espaço, a qualidade dos profissionais e a garantia de um atendimento seguro para os clientes. Para ela “Um aparelho de Pilates só poderia ser adquirido por um profissional devidamente capacitado.”, nos conta Inelia.

4ª etapa:Investimento em equipamentos.

Romana era muito exigente com os aparelhos. Ela defendeu que estes aparelhos deveriam seguir medidas e projetos deixados pelo senhor Pilates e que fosse feita a manutenção adequada deles, respeitando o que é essencial, não trazer nenhum problema para os clientes durante as aulas. Este quarto ponto, junto ao terceiro, abordam sobre como deveria funcionar um studio para manter a filosofia, a arte e a ciência da Contrologia. “Para isso, Romana Kryzanowska e Sean Gallagher entregavam manuais de franchising com orientações precisas para a implementação da metodologia no Brasil. Assim, podiam ter a certeza de que o legado seria mantido.”, afirma Inelia.

A Obra completa de Joseph Pilates é composto por duas obras de Pilates, Sua saúde e o retorno à vida pela Contrologia, esta última com coautoria de William John Miller, escritas em 1934 e 1945, respectivamente. as imagens contidas no livro são as das edições originais.

No Brasil

Inelia procura manter o que aprendeu, durante esses anos em que faz parte do Autêntico Pilates, seu foco tem sido em dar pequenos workouts para divulgar o método e dessa forma atrair pessoas para fazer a formação completa. Isso porque segundo Inelia, Romana afirmava que o método não se aprenderia em cursos rápidos, já que não é possível conhecê-lo em profundidade, e ter todas as compreensões e dominar os exercícios para atuar com segurança.

Uma das aulas em um studio do Autêntico Pilates – Foto: Facebook

Isso ficou tão forte em minha cabeça que sempre me dediquei à formação dos profissionais e educação continuada para eles e para ministrar workshops para as pessoas que já tinham a formação. Assim, sigo continuando a garantir a qualidade do legado do senhor Pilates., afirma Inelia.

Serviço

Inelia Gracia (*) – www.pilates.com.br

(*) Nomeada Teacher of Teachers do Autêntico Método Pilates por Romana Kryzanowska em 2003, Inelia Garcia é graduada em Educação Física pela Universidade do Chile, pós-graduada em Ginástica de Manutenção e Atividade Física, Saúde e Envelhecimento e Diretora Técnica da rede The Pilates Studio® Brasil.

L.C.Bruno
Editor da Revista Ato e Reflexo

 

SHARE
Previous articleColetiva na ABI denuncia ameaça a Mata Atlântica e Recursos Hídricos
Next articleA receita da “sorte”
Formado em Comunicação Social, com experiência na área editorial e comercial de grandes veículos como Veja Rio, Extra, JB e outros veículos de menor porte. Trabalhou em agência de publicidade vinculada a grandes veículos. Vários cursos e estudos em diversas áreas como marketing, administração de empresas, artes, teologia e línguas. Interessado em buscar a Verdade e o valor da informação, toma gosto pelo jornalismo, e apesar de ser amante do esporte, reconhece a necessidade de enfocar outros temas relacionados. Nada é isolado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here