A água toda

    Análise rotineira é limitada à poluição doméstica

    233

    MPF/RJ cobra análise completa da qualidade da água do Rio Paraíba do Sul

    O Ministério Público Federal (MPF) em Volta Redonda (RJ) expediu recomendação à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) no Ministério da Saúde, assim como à Agência Nacional de Águas (ANA) e ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para que realizem uma análise mais profunda da qualidade de água do rio Paraíba do Sul destinada ao abastecimento público. Atualmente, o diagnóstico rotineiro é considerado incompleto, pois é feito sem o exame do Índice de Substâncias Tóxicas Organolépticas (Isto), que trata da poluição química da água.

    Imagem Ilustrativa – Foto: Istock

    Esse exame contém diversas variáveis, como o teste de Genotoxicidade e o Teste de Ames – empregado para avaliar a atividade mutagênica de compostos químicos. O Isto, juntamente com o Índice de Qualidade das Águas (IQA), forma a taxa de qualidade de água bruta para abastecimento público. Mas a análise realizada pelo Inea, apontando apenas o IQA, abarca somente a poluição doméstica, não conferindo qualidade completa da potabilidade da água.

    rio Paraíba do Sul é o mais importante do estado, abastecendo cerca de 80% da água potável do Rio de Janeiro, e o fornecimento de água potável é pressuposto para a garantia da saúde pública. Portanto a recomendação estipula o prazo de 120 dias para que seja realizada a análise do componente Isto nas águas, apresentando relatório com os resultados; e o prazo de 30 dias para que se manifestem quanto ao acatamento dos termos, e apresentem um cronograma.

    Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Procuradoria da República no Rio de Janeiro
    L.C.Bruno
    Editor da Revista Ato e Reflexo
    SHARE
    Previous articleMeninas no esporte
    Next articleDa Lapa a Santa Teresa
    Formado em Comunicação Social, com experiência na área editorial e comercial de grandes veículos como Veja Rio, Extra, JB e outros veículos de menor porte. Trabalhou em agência de publicidade vinculada a grandes veículos. Vários cursos e estudos em diversas áreas como marketing, administração de empresas, artes, teologia e línguas. Interessado em buscar a Verdade e o valor da informação, toma gosto pelo jornalismo, e apesar de ser amante do esporte, reconhece a necessidade de enfocar outros temas relacionados. Nada é isolado.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here